Caipirinha - a brasileiríssima bebida

O mais brasileiro dos drinks guarda histórias que transitam entre remédios, hotéis luxuosos, revistas femininas, artistas, botecos... São esses alguns dos ingredientes que, junto com uma boa pinga, açúcar, limão (e gelo!), dão sabor ao vídeo de hoje, nos ajudam a falar da caipirinha e a preparar duas receitas dos anos 1940!





RECEITAS DO EPISÓDIO:

BATIDA PAULISTA, extraída do livro “Drinkologia dos estrangeiros" (1945), de Maurício Hilário Barreto Nabuco de Araújo:

“Para um cálice de Paraty, um quarto de cálice de suco de limão, uma colher, das de chá, da clara fina do ovo para ligar, bastante açúcar, bater com gelo. Em geral a borda do cálice é recoberta com açúcar [...]. A batida simples, sem ovo, com um pouco de água gasosa, torna-se um pinga-fizz, passando a ser long drink, econômico e refrescante”.


BATIDA PAULISTA modernizada:

50 ml de cachaça

20 ml de suco de limão

1 colher de chá de clara de ovo

2 colheres de chá de açúcar


CAIPIRINHA, extraída do "O Cruzeiro: Revista”, publicado em 1948 no Rio de Janeiro.

"Ingredientes: aguardente, açúcar, caldo de limão, água se quiser.

Maneira de fazer: corte o limão em rodelas sem descascar. Ponha uma rodela dentro de uma tigelinha ou de um copo. Junte uma colher (sopa) de açúcar e com o cabo de uma colher de pau ou um macete, macere o limão até extrair todo o líquido. Junto então um ou dois cálices de aguardente (pinga) e um pouco d’água se quiser fazer a bebida mais fraca".



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo