Lussekatter, os pãezinhos de açafrão suecos Pães de Santa Luzia
No dia 13 de dezembro é celebrada a "Festa de Santa Luzia", em referência ao martírio de Lúcia de Siracusa - ou Santa Luzia (Lucy, Lucie) - a "santa da luz".
Essa data coincidia, até acontecerem algumas reformas na forma que contamos o tempo e nos calendários adotados por países cristãos, com o solsticio de inverno. No dia mais curto do ano no hemisfério norte também se celebrava a festa da luz! Não a toa, há ainda outras histórias relaciondas ao solstício e figuras femininas - que a gente pode contar em outra oportunidade.
A tradição em países da escandinávia, como a Suécia, é a de festejar o dia 13 com um pãozinho especial, o "Lussekatter", feito com açafrão. É essa a receita que preparamos hoje, seguindo as indicações da @delscookingtwist (um perfil que recomendamos muito!). Eles são adocidados, fofinhos e muito gostosos, pra comer (não só!) no dia de Santa Luzia.
Pra fazer essa receita, que também está incluída nos alimentos consumidos durante o período de preparação para o Natal cristão, o advento, vocês vão precisar de:
1g de açafrão
2 colheres (de sopa) de conhaque
2 colheres (de sopa) de açúcar
50 gramas de fermento biológico
2 xícaras (de chá) de leite em temperatura ambiente
3/4 de xícara (de chá) + 1 colher (de sopa) de açúcar
3/4 de tablete ou 175 gramas de manteiga
1 ovo inteiro
850g (ou 7 xícaras de chá) de farinha de trigo
1/2 colher (de chá) de sal
Um punhado de uvas passas brancas
+ ovo e leite para pincelar
* estou usando açúcar demerara, mas o refinado dá super certo!